Notícias

VER TODOS

Apreensão de drogas em SC cresce 520% e chega a 63 toneladas em 2017

Apreensão de drogas em SC cresce 520% e chega a 63 toneladas em 2017

Em 2017, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública, foram apreendidas 63 toneladas de drogas em Santa Catarina. Isso representa aumento de 520% com relação a 2016, quando as apreensões chegaram a 12 toneladas.

"A gente atribui [o aumento nas apreensões] principalmente às parcerias que foram firmadas entre as instituições. A partir do momento que a gente começou a trocar informações, começou a obter resultados mais relevantes", disse o chefe da equipe externa de Repressão Aduaneira da Receita Federal em Florianópolis, Pablo Rodrigo Medeiros.

Segundo o delegado Pedro Mendes, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, quando a droga chega em grande quantidade no estado, é distribuída em "consórcios" - vários traficantes investem juntos em um carregamento.

O dinheiro do pagamento da carga é recolhido por um intermediário, que vai até a fronteira do Brasil para fazer a compra. A principal porta de entrada da maconha é o Paraguai, enquanto a cocaína vem, na maior parte, pela Bolívia.

"Eu vejo [Santa Catarina] como um grande mercado consumidor, um grande mercado importador, e um grande mercado exportador", disse Mendes.

No Estado, a maconha representa 83% da droga apreendida, totalizando 48,1 toneladas. Já a cocaína corresponde a 17 % das apreensões, chegando a 9,8 toneladas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atribui o aumento das apreensões também ao crescimento do número de pessoas cometendo o crime. "Estão aliciando pessoas que no passado não se deixavam aliciar", disse o chefe de policiamento da PRF, Everson Feuser.

A droga e o dinheiro abastecem uma cadeia de crimes. "Esse dinheiro do tráfico eles compram armas, que são utilizadas para essas guerras de facção. Infelizmente gera o aumento da criminalidade", completou Mendes.

"É um problema social, da sociedade. Não é um problema só dos órgãos de segurança pública", reforçou o chefe de Policiamento da PRF, Everson Feuser.

FONTE: G1

Confira a matéria veiculada no Jornal do Almoço hoje: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/v/apreensao-de-drogas-em-sc-chega-a-63-toneladas-em-2017-520-a-mais-que-2016/6387642/

PUBLICIDADE damasio interno

Outras Notícias

VER TODOS