Notícias

VER TODOS

Polícia Civil de Dionísio Cerqueira participa do Programa Ônibus Lilás

Polícia Civil de Dionísio Cerqueira participa do Programa Ônibus Lilás

Na tarde de segunda-feira (2), tiveram início os trabalhos do Ônibus Lilás e as atividades de prevenção da violência contra a mulher, em frente ao CAPS do município de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Civil, por meio da DPCO/FRON de Dionísio Cerqueira, participou do evento com os delegados Regis Stang e Sandro Zancanaro, escrivã Fabiula Adriana Bianchi e a agente de polícia Eliane Vanelli Lodi. Coube ao delegado Zancanaro realizar a palestra inicial sobre o tema “atuação da Polícia Civil na seara de violência doméstica contra a mulher”. Durante a explanação, o Dr. Zancanaro apontou os crimes mais frequentes que as mulheres são vítimas e afirmou que a Polícia Civil estará sempre à disposição para o atendimento de forma humanizada.

Ao longo do dia, foram desenvolvidas atividades recreativas, pinturas com as crianças, apresentação de teatro, maquiagem aos participantes, aferição de pressão arterial, exame de glicose, dentre outras oficinais.

Além da Polícia Civil, participaram do evento, Polícia Militar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), CAPS, Secretária da Saúde Municipal, Secretária de Educação Municipal, Poder Judiciário, Conselho Municipal de Diretos da Mulher, dentre outros órgãos e entidades.

As atividades do Ônibus Lilás continuaram nesta terça-feira (3). Durante o período da manhã, foram desenvolvidas atividades no Distrito de São Pedro Tobias, Dionísio Cerqueira, onde a agente Eliane e a escrivã Fabiula realizaram palestra para crianças, adolescentes, mulheres e homens da comunidade. Na ocasião, foram realizados atendimentos por meio da Secretaria de Saúde do Município, aferição de pressão arterial e exame de glicose, dentre outros.

Já durante o período da tarde, as equipes compareceram no Assentamento Conquista da Fronteira, também no município de Dionísio Cerqueira, sendo que na oportunidade, as policiais civis Eliane e Fabiula, explanaram aos participantes sobre o atendimento e serviços prestados pela Polícia Civil Catarinense. Do mesmo modo, a Secretaria de Saúde do Município, prestou atendimentos no assentamento.

O Ônibus Lilás possui como objetivo informar às mulheres catarinenses que estão distantes dos centros urbanos sobre os tipos de violência doméstica e familiar, lei Maria da Penha, apresentar os serviços de atendimentos da rede existentes e que estão disponíveis nos casos de violência. Por meio do Programa Viver Sem Violência/Mulheres e Cidadania (Ônibus Lilás) articula-se principalmente os serviços do Sistema de Justiça, Saúde, Segurança Pública, entre outros, inovando em propor uma saída do ciclo de violência por meio de orientação profissional dos municípios. As unidades móveis (Ônibus Lilás) vem percorrendo o nosso Estado em forma de Campanha Permanente.

É importante mencionar que a Polícia Civil vem atuando com afinco e priorizando não somente a repressão que é sua atividade finalística, mas também na prevenção com atividades como as realizadas pelo Programa Ônibus Lilás.

 

 

PUBLICIDADE comarca interno 1

Outras Notícias

VER TODOS