Notícias

VER TODOS

Polícia Civil divulga resultados da Operação Regresso

Polícia Civil divulga resultados da Operação Regresso

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Miguel do Oeste, deflagra “Operação Regresso” e prende de cinco integrantes de associação criminosa dedicada ao comércio ilícito de drogas.


Das investigações:

As investigações foram deflagradas há 5 meses após a obtenção de informações dando conta que indivíduo egresso do sistema prisional, pois estava em liberdade desde janeiro de 2016, comandava distribuição de drogas em São Miguel do Oeste e região. 

O trabalho minucioso dos Policiais civis apontam que o esquema criminoso investigado era um dos mais atuantes em nossa região e com público alvo com maior poder aquisitivo. Descobriu-se, inclusive, que o líder da associação criminosa repassava drogas para um detento recolhido na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A conduta ilícita do recluso foi flagrada por Agentes Prisionais no dia 14 de agosto de 2018 durante fiscalização programada para coibir o tráfico de drogas no estabelecimento penal, resultando na apreensão de entorpecente e ainda, no compartilhamento de importantes informações à Polícia Civil.

Após intenso trabalho investigativo e produção de vasta documentação, a Polícia Civil solicitou ao Poder Judiciário a expedição de mandados de prisões preventivas e de 13 mandados de busca e apreensão para alvos residentes em municípios do Oeste catarinense. Após parecer favorável do Ministério Público, o Poder Judiciário autorizou as medidas.

A investigação contou com apoio imprescindível da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba e policiais civis da Delegacia da Comarca de São Miguel do Oeste, bem como do Departamento de Administração Prisional/SJC, por meio da UPA/SMO, o que possibilitou a coleta de importantes elementos de prova.

Da deflagração da Operação Regresso:

O nome da Operação deve-se ao fato de o líder da associação ser egresso do sistema prisional e reincidente no crime de tráfico de drogas.

Desde o último dia 6/12, equipes de Policiais Civis foram designadas para cumprimento dos mandados em municípios da região, quando 5 investigados foram presos preventivamente e em flagrante delito após serem flagrados ocultando e armazenando “maconha”, “cocaína”, “ecstasy” e “haxixe” destinados a comercialização perante usuários.

Na casa do indivíduo apontado como líder da associação criminosa, além de considerável quantidade de “ecstasy”, maconha e cocaína, os Policiais encontraram munições de calibre 22 e luneta de uso restrito, o que permitiu sua autuação por crimes previstos no Estatuto do Desarmamento e na Lei de Drogas.

No decorrer das diligências, dois investigados foram intimados da decisão judicial que impôs medidas cautelares diversas da prisão tendo por finalidade coibir o comércio de entorpecentes em nossa região.

As medidas foram cumpridas nas cidades de São Miguel do Oeste, Paraíso, Itapiranga e Chapecó.

Oportuno registrar que para a execução dos mandados, houve efetiva participação de Policiais Civis de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante, Itapiranga, Descanso e Chapecó.

Também prestou apoio o Canil Setorial de São Miguel do Oeste, por meio de Policiais Militares e dos cães Colt e Axel, que tiveram participação fundamental na localizado de drogas e munições.

PUBLICIDADE damasio interno

Outras Notícias

VER TODOS