Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o processo que analisa a organização sob vários aspectos, verificando as oportunidades, as ameaças e os pontos fortes e fracos, criando objetivos que devem ser concretizados em um espaço de tempo, além de estabelecer missão, visão e valores. Assim, os administradores devem ser pessoas que fazem acontecer. Por isso, o bom administrador, segundo Druker, deve saber planejar, organizar e coordenar racionalmente seus passos, além de ser capaz de comandar e controlar as atividades de seus subordinados. Mas para que o gestor possa planejar, executar e controlar, ele necessita de planejamento, baseados em três indicadores de direção: missão, objetivos permanentes e visão de futuro.
Missão é o propósito da organização, a ideologia central da corporação, que persiste como diretriz e inspiração, pois líderes morrem, modismos vêm e vão, mas a organização deve preservar sua identidade. Objetivos permanentes, por sua vez, são afirmativas que especificam a missão, de forma a explicitar a dimensão dos negócios da corporação, enquanto que visão de futuro é “uma estrela no horizonte”, uma “meta ambiciosa claramente articulada”, que “pode ser atingida”, conforme Collis e Porras.
Porém, os objetivos permanentes e a visão de futuro devem ser claros, pois modismo vem e vão, produtos tornam-se obsoletos e lideranças morrem, mas a ideologia central as corporações deve persistir para o todo e sempre, de forma perene.
Já na antiguidade, na Grécia ou na China, há registros de escolas militares que ensinavam estratégia, conforme se observa na história Espartana, onde meninos e meninas, desde os sete anos, eram entregues à orientação do Estado para desenvolverem-se nos ofícios das batalhas, bem como no livro a Arte da Guerra, de Sun Tzu, onde o autor traz à baila quatro princípios fundamentais de estratégia: princípio da escolha do local da batalha, princípio da concentração de forças, princípio do ataque e princípio das forças diretas e indiretas.
Esses princípios, na atualidade, representam, antes de qualquer coisa, que os órgãos públicos e também as associações que tem vinculação com o setor público devem ter um pensamento voltado para a estratégia, com a finalidade de melhor a qualidade dos serviços prestados, qualificar seus agentes, valorizando-os individualmente e em grupo, reduzir os custos da máquina pública, rever dos processos que já não mais funcionam e, por fim, criar uma nova
Imagem da associação dos Delegados de Polícia Civil.