Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, houve queda no número de homicídios registrados em Santa Catarina nesse primeiro semestre, comparando com o mesmo período do ano passado. De 1° de janeiro a 1° de julho deste ano, o número chegou a 339, com uma redução de 104 homicídios registrados em 2018.
Em Florianópolis, nota-se uma queda significativa, em que os homicídios passaram de 63 para 32 casos. No ano passado, o primeiro semestre registrava 82 assassinatos na Capital.
De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios da Capital, o delegado Enio de Oliveira Matos, essa realidade é uma somatória do empenho das forças policiais com o trabalho de investigação realizado pela Delegacia de Homicídios, visto que dos 32 casos, 29 já foram resolvidos pela polícia, registrando um índice de 90, 63%.
Outra mudança percebida no levantamento de 2018 para este ano são os motivos que ocasionaram os crimes. No ano passado, o registro dos assassinatos tinham origem no crime organizado, já este ano os homicídios são oriundos de brigas de família, entre vizinhos, derivados do álcool ou dependência química.