Agentes da Polícia Civil cumpriram sete mandados de busca e apreensão na manhã de ontem, quarta-feira (26) nos municípios de Rio do Sul, Orleans e Tubarão pela operação “Amigo dos Amigos”. O objetivo era coletar informações sobre um suposto esquema na Secretaria de Saúde de Rio do Sul que envolvia corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Conforme a Polícia Civil, a investigação envolve o antigo chefe da divisão de patrimônio da Secretaria de Saúde de Rio do Sul e alguns empresários. O ex-funcionário ocupava cargo comissionado e era responsável por demandar a compra de materiais médicos hospitalares de empresas licitadas com o município.
Os policiais contataram que alguns produtos comprados das empresas investigadas tiveram aumento significativo na demanda comparada aos anos anteriores. A investigação também indica que o funcionário recebeu dinheiro dos empresários neste período utilizando contas bancárias de outras pessoas.
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Rio do Sul, responsável pela investigação, seguirá apurando detalhes do caso. O objetivo é tentar identificar se há outras pessoas que também teriam sido beneficiadas por corrupção ou lavagem de dinheiro.
Fonte: Diário Catarinense