A Polícia Civil, por meio 13ª DRP/FRON de São Miguel do Oeste, alerta a população quanto ao registro de golpes praticados contra moradores da região, feitos por meio de clonagem do aplicativo Whatsapp. De acordo com as apurações realizadas pela Polícia Civil, órgão responsável pela investigação criminal, vários moradores da região foram vítimas, com repercussão de prejuízos financeiros consideráveis.
Os
criminosos têm realizado a clonagem do aplicativo Whatsapp da
proprietário da linha telefônica. Após analisar a rede de
relacionamento, simulando ser o proprietário/usuário da linha, passa a
solicitar empréstimos com alegações diversas. O
destinatário da mensagem acreditando tratar-se verídico e legítimo o
pedido, já que partiu de contato de pessoal de seu circulo de
relacionamento, acaba realizando transações bancárias em benefício do
criminoso.
Recentemente, tivemos registros de casos que os criminosos após clonagem do Whatsapp, análise de contatos e atividade profissional desenvolvidas pelo proprietário da linha, especialmente aquelas divulgadas nas redes sociais, mantêm contato através do Whatsapp das vítimas que costumeiramente realizam negócios comerciais legítimos com o proprietário da linha telefônica. Assim, os criminosos empregam simulação de negócios, induzindo as vítimas a realizar depósitos de valores em beneficiando os autores. Inclusive ontem tivemos uma ocorrência em Dionísio Cerqueira, com prejuízo à vítima no montante de R$73.000,00.
A Polícia Civil reitera as recomendações já divulgadas anteriormente e acrescenta que antes de realizar transferência de valores em benefício de terceiros, deverá certificar de que se trata do real destinatário de valores.
Em caso de dúvidas e/ou sendo vítima de clonagem de Whatsapp, procure imediatamente a Polícia Civil.