O delegado geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich, divulgou balanço do primeiro semestre na manhã desta quarta-feira (24), durante encontro com a imprensa. Ao lado da delegada geral adjunta, Ester Coelho, apresentou o cronograma de comemoração aos 207 anos da instituição, expôs os avanços tecnológicos e falou sobre o maior problema que a instituição enfrenta: o déficit de efetivo.
Segundo o delegado, que integra o Colegiado de Segurança Pública de SC, houve redução nos números de morte violenta com queda de 22%, também nos roubos, com baixa de 17,5% e nos furtos, com 6% a menos de casos.
Embora esses resultados sejam positivos, conforme Koerich, o número de servidores está distante do que se pretende: são 3.447 policiais – entre delegados, agentes e escrivães – quando o ideal é de sete mil, o dobro do que existe.
— Temos consciência da realidade econômica e fiscal do Estado, mas buscamos junto com equipes de planejamento e assessoria jurídica, meios para criar legislações que assegurem o preenchimento das vagas — disse o delegado.
Em seis meses foram instaurados mais de 58 mil procedimentos policiais, entre autos de prisão em flagrante e apreensão de menores, inquéritos, termos circunstanciados e apurações de autos infracionais.
Entre mandados de prisão, apreensão de adolescentes e busca e apreensão de bens foram 4.989 ordens judiciais cumpridas. ainda foram aplicadas 2.790 medidas protetivas, aos casos de pessoas que buscaram alguma delegacia com necessidade de segurança.
Comodidade
Sem necessidade de sair de casa, a população pode realizar o registro de algumas ocorrências através da delegacia virtual. A tecnologia possibilita comodidade ao público e agilidade para quem espera atendimento dentro das delegacias de atendimento 24h – os plantões. .
— Os boletins de ocorrência online aumentaram 19% nesse semestre, o que significa 25% do total de registros feitos no Estado através da delegacia virtual. É um serviço que a gente disponibiliza ao cidadão, para que ele não precise sair de casa, fazer o deslocamento e aguardar o atendimento.
Em questão de horas – as vezes muito mais rápido – o boletim é homologado e integra o sistema policial. Automaticamente, o registro vai para a delegacia responsável por dar prosseguimento aos trabalhos – investigação, depoimentos.
Aniversário
No dia 29 de julho a Polícia Civil do estado de Santa Catarina comemora 207 anos. Algumas ações foram programadas para a celebração do aniversário, como solenidade na sede da Acadepol, em Florianópolis, com a presença de autoridades e convidados, onde serão homenageados policiais civis destaque, pessoas consideradas amigas da instituição e o policial civil mais antigo em atividade no Estado.
Neste aniversário ocorre a 1ª Corrida da Polícia Civil, no domingo (28) às 7h, com saída na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Há mil participantes inscritos na primeira edição. Também será realizada uma atividade religiosa: e uma missa especial na Catedral Metropolitana na terça-feira (30), às 18h30min.
FONTE: DIÁRIO CATARINENSE