A Divisão de Investigação Criminal de Criciúma (DRR/DIC) apresentou dados comparativos das ocorrências de roubos em Criciúma no 1º quadrimestre de 2018 e 2019. Foram analisados os índices de ocorrências de roubos gerais, específico em residências e gerais com uso de armas de fogo. Ainda foram comparados os registros envolvendo roubos de veículos.
Os resultados são positivos e denotam o encolhimento das situações de roubos em Criciúma, como consequência das ações policiais investigativas e preventivas. Os números apontam uma significativa queda no período comparado, de janeiro a abril deste ano e anterior.
Ocorrências de roubos. Em registros gerais de roubos, consolidando todas as modalidades, “foi constatada uma redução de 27% nas ocorrências deste delito na cidade de Criciúma. A queda foi ainda maior no registro de roubos em residências, que apontou uma diminuição de 50% no período comparado, enquanto que roubos em vias públicas recuaram 29%”. A análise também consolidou “o índice de roubos com uso de arma de fogo, sendo identificada uma retração significativa de 38% nas ocorrências em Criciúma”.
Roubos de veículos. “Houve redução de 36% dos roubos de veículos. Entre janeiro e abril de 2018, foram realizados 33 roubos de veículos em Criciúma. Este número caiu para 21 no mesmo período deste ano, sendo que 17 destes veículos foram recuperados pelas forças policiais”.
Prisões e indiciamentos. As investigações de roubos, extorsões e delitos conexos em Criciúma, realizadas pela Polícia Civil em Criciúma, “resultaram, por meio da Divisão de Roubos, no pedido de 80 prisões de investigados nos últimos dois anos, sendo 155 pessoas indiciadas. A totalidade dos casos de latrocínios consumados em 2017, 2018 e 2019 em Criciúma foi esclarecida, com a prisão de todos os envolvidos e condenação nos processos finalizados”.