Santa Catarina passa a contar com um assento na nova diretoria da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ). O Presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (ADEPOL-SC), Delegado Rodrigo Falck Bortolini, assume a terceira vice-presidência da entidade nacional.
A ADPJ foi fundada em 2017 e congrega delegados de polícia das Polícias Civil e Federal. Conta com mais de 7 mil associados de 15 unidades da federação e tem como missão a defesa das prerrogativas, direitos, interesses e livre exercício do cargo destes profissionais. A nova gestão exercerá mandato até 2023, tendo à frente mais uma vez o Delegado de Brasília, Rafael Sampaio, como presidente.
Já o Delegado Rodrigo Bortolini assume o seu primeiro cargo na diretoria da ADPJ e traz consigo a expectativa de trabalhar pela luta das demandas dos delegados de polícia catarinenses, em âmbito nacional. “É uma responsabilidade, mas ao mesmo tempo é um prestígio para Santa Catarina, visto que a ADEPOL-SC sempre atuou junto ao Congresso Nacional e aos parlamentares catarinenses na defesa das prerrogativas dos delegados e agora integra a direção desta entidade que traz consigo 15 estados representados”, destaca o agora terceiro vice-presidente da ADPJ.
Bortolini é formado em Direito pela Univali (SC), com especializações em Gestão em Segurança Pública e em Inteligência Criminal. É Delegado de Polícia desde 2002 e atualmente é titular da Delegacia Especializada em Furtou e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Desde 2019 é presidente da ADEPOL-SC.