A Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (ADEPOL SC), em representação de todos os Delegados de Polícia Civil deste Estado, vem a público manifestar sua contrariedade às declarações proferidas pelo Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, em recente entrevista coletiva sobre a “Operação Shamar”, de combate à violência contra a mulher.
Contrariando os números oficiais e o trabalho incansável de nossos policiais civis, o Secretário mencionou que “não quer mais saber de inquérito policial que envolva mulher como vítima, em gaveta” e que “pouco se fala, a não ser em caso de feminicídio, em prisões de ofensores”. A realidade, no entanto, é substancialmente diferente:
1. Em 2021, foram instaurados 16.242 inquéritos de violência doméstica, com uma conclusão de 88% desses casos;
2. Em 2022, 18.113 inquéritos de violência doméstica foram instaurados, sendo já concluídos 81% deles;
3. Nos últimos dois anos, 80% das investigações desses tipos de crime, resultaram no apontamento de autoria e prova da materialidade, com o consequente indiciamento do criminoso.
4. Importante ressaltar que, de 2019 a 2021, em 100% dos casos de feminicídios, foi também apontada a autoria e provada a materialidade, levando ao indiciamento do criminoso.
5. Além de tudo isso, desde o início desse ano de 2023 as Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, da Polícia Civil de Santa Catarina, já cumpriram 248 mandados de prisão e 428 mandados de busca e apreensão.
É imperativo mencionar que, apesar dos números já expressivos, acreditamos que esses resultados poderão ser ainda melhores com uma recomposição de efetivo policial e de investimento contínuo na Polícia Civil, instituição responsável pela investigação criminal em Santa Catarina. A disposição de recursos adequados tem uma correlação direta com a eficiência e a celeridade desse tipo de investigação.
Reiteramos nosso compromisso constante com a segurança e o bem-estar do povo catarinense e reafirmamos a excelência no trabalho desenvolvido por todos os delegados de polícia deste Estado.
Santa Catarina, 15 de Setembro de 2023
Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina