A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina (ADEPOL-SC) lamenta profundamente o falecimento do associado, Delegado de Polícia aposentado, Dr. Júlio César Malinverni, ocorrido na data de hoje, 23 de agosto.
Natural de Lages, Dr. Júlio foi uma figura fundamental para a sua comunidade, destacando-se ao longo de sua carreira nas áreas da segurança pública, educação e da política.
Na década de 1960, foi um dos principais responsáveis pela fundação da Fundação Educacional de Lages (FEL), que deu origem à Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis de Lages, hoje conhecida como Uniplac. Ele também se destacou como secretário do Centro de Ciências Agroveterinárias, onde teve um papel importante na implementação do Curso de Medicina Veterinária.
Em 1969, foi eleito vereador e presidiu a Câmara de Lages até 1970, sendo reeleito até 1976. Além disso, exerceu funções como Secretário de Serviços Urbanos e Procurador-geral do município.
Em 1981, após ser aprovado em um concurso público, tornou-se Delegado de Polícia, inicialmente exercendo suas funções na 1ª DP de Lages e, posteriormente, atuando como Delegado Regional até 1986.
Primo-irmão do também associado da Adepol-SC, Delegado Antônio Marlus Malinverni. Dr. Júlio deixa um legado notável nas áreas da educação, política, justiça e segurança pública.
A ADEPOL-SC lamenta o ocorrido e deseja conforto e força à família do Dr. Julio Cesar Malinverni e amigos neste momento tão doloroso.
A cerimônia de despedida está acontecendo na Capela São Benedito – Sala Dona Eracy (R. Dom Joaquim do Arco Verde, 55 – Santa Rita, Lages/SC). O sepultamento ocorrerá amanhã (24), às 11h, no Cemitério Cruz das Almas (Av. Marechal Floriano, 1353 – Santa Rita, Lages/SC).