Notícias
confira as notícias
que separamos
para você!

ADEPOL-SC REALIZA REUNIÃO COM DELEGADOS APOSENTADOS PARA ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE O PASEP

A ADEPOL-SC promoveu, na tarde de ontem, 18 de novembro, uma reunião envolvendo um grupo de delegados aposentados associados e o escritório jurídico que assiste a nossa entidade.

A reunião, que ocorreu no auditório da ADEPOL-SC em Florianópolis, teve como objetivo esclarecer e sanar dúvidas sobre o ingresso de ações individuais relativas ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

A ADEPOL-SC segue atenta e comprometida na defesa dos direitos dos delegados aposentados, buscando sempre oferecer suporte e orientação jurídica adequada para que todos possam compreender seus direitos.

ADEPOL-SC em progresso!

MOBILIZAÇÃO DAS ENTIDADES CIVIS ASSEGURA A REVOGAÇÃO DE TRECHO DA PEC 66/23 QUE ALTERAVA PREVIDÊNCIA DOS ESTADOS

A ADEPOL-SC e a ADEPOL do Brasil, estiveram presentes ontem (29) na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para acompanhar a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou o relatório do deputado catarinense Darci Mattos, o qual excluiu do texto da PEC 66/23 todas as disposições relacionadas à matéria previdenciária.

Com essa supressão, os deputados firmaram um acordo para a votação da PEC 66/23, focando exclusivamente no texto que trata das questões municipais, justificando a necessidade constitucional de maior flexibilidade fiscal para os entes federados municipais.

A disposição relativa aos municípios realmente tem fundamento federativo e importância social e política, entretanto diante do que ocorrera no Senado, com a inserção de “jabutis” alheios à proposição original, dentre os quais profunda alteração no regime previdenciário dos servidores dos Estados e Municípios com violação do Pacto Federativo conforme apontado pelo próprio deputado Darci Mattos, temos que ter cautela e trabalhar ao máximo para se evitar aprovação de afogadilho sem debates e audiências públicas.

Neste contexto, informamos que estaremos vigilantes para atuar na Comissão Especial, impedindo qualquer modificação que leve ao Senado Federal e prejudique a previdência dos servidores públicos.

A ADEPOL-SC tem se empenhado de forma contundente contra a PEC 66/23 desde sua aprovação no Senado, trabalhando em conjunto com outras entidades civis, especialmente a ADEPOL do Brasil.

Na votação de ontem, o presidente da ADEPOL-SC, John Vieira, e o presidente da ADEPOL do Brasil, Rodolfo Queiroz Laterza, atuaram presencialmente em articulação com o relator, o deputado Darci Mattos, a fim de assegurar que a votação seguisse os termos do relatório apresentado.

Após a aprovação do parecer do deputado Darci de Matos, a proposta será encaminhada à Mesa para a criação de uma Comissão Especial que analisará seu mérito, sendo a instalação dessa comissão uma prerrogativa do Presidente da Casa, deputado Arthur Lira.

ADEPOL-SC PREPARARÁ PARECER TÉCNICO SOBRE LIMINAR QUE REDUZ TEMPO DE APOSENTADORIA PARA MULHERES POLICIAIS CIVIS

Informamos que foi deferida, em caráter liminar, a Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.727, proposta pela ADEPOL do Brasil, que reduz em 3 anos o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria das mulheres policiais civis e federais.

A medida é válida até que o Congresso Nacional edite a norma que sane essa inconstitucionalidade. A tendência é que o restante do plenário siga o relator. 

A liminar foi conquistada graças à atuação da ADEPOL do Brasil, por meio do escritório jurídico DTA Soluções Jurídicas, vinculado à ADEPOL-SC.

Adicionalmente, a ADEPOL-SC está elaborando um material informativo que será enviado aos associados, abordando as consequências jurídicas práticas dessa liminar para a Polícia Civil em Santa Catarina. Este material tem como objetivo esclarecer os impactos da decisão na aposentadoria e nos direitos das policiais civis, assegurando que todos estejam devidamente informados sobre essa importante conquista.